artesanato em madeira

Consequentemente, quem trabalha com artesanato em madeira tem a vantagem de poder desenvolver produtos muito belos e de longa durabilidade. Característica que, hoje, está em falta. É muito comum trocarmos de móveis com frequência e descartarmos objetos com pouco tempo de uso devido a algum desgaste, defeito ou porque enjoamos.
Por exemplo,  décadas atrás, móveis e objetos costumavam durar mais, resistindo por anos e passando de geração em geração.

Certamente , um dos motivos para isso, seja a queda na qualidade dos matérias utilizados na produção desses objetos. Ou seja, a tecnologia permitiu a invenção de alternativas mais baratas e rápidas de se trabalhar. Em outras palavras, será que tudo isso compensa? Em um mundo onde tudo é efêmero, as pessoas estão voltando a valorizar aquilo que dura.

Trabalhar com artesanato em madeira é uma tendência até ecológica, que possibilita o reuso de madeira de demolição, por exemplo, e não agride o meio ambiente quando descartado.

Mas o que posso fazer com madeira?

Por outro lado, as possibilidades são iguais ao que a criatividade permitir. Se você deseja entrar no ramo de artesanato em madeira, poderá produzir lembrancinhas como chaveiros, porta-trecos, bijuterias, poderá produzir molduras, quadros de arte ou até objetos de uso empresarial, como caixinhas de madeira para álbum de foto, pendrives para fotógrafos, etc.


Em primeiro lugar, o ideal é que, antes de definir os produtos que você quer desenvolver com o artesanato em madeira, você faça uma pesquisa de mercado. Procure saber o que outros artesãos já estão produzindo de inovador e busque descobrir necessidades que podem ser bem supridas através do artesanato em madeira. Isso te ajudará a conquistar o teu espaço e tua independência.